Dúvidas diversas

Como realizar o controle de estoque?

  • Para fazer movimentação de estoque, ao cadastrar o produto, a opção de controle de estoque deve ter sido marcada (estoque agrupado ou unitário)

  • Caso o produto foi cadastrado "sem controle de estoque", deverá ser apagado e cadastrado novamente

  • Você consegue dar SAÍDA de produtos em VENDAS ou no próprio estoque

  • Você consegue dar ENTRADA de produtos em COMPRAS ou no próprio estoque

  • O cadastro de nota fiscal (seja entrada ou saída) não gera movimentação no controle de estoque de produtos

  • Para saber mais, consulte Produtos e Estoque

Emiti um boleto mas ele ainda não está disponível, está demorando.

  • O boleto emitido terá status "emitido". Seu status altera para "pendente" quando o banco realizar a operação de emissão. Essa operação demora de acordo com o tempo do banco.

Emiti um boleto e ele venceu, como emito 2ª via com data atualizada?

  • Na frente do boleto de status "pendente" tem uma seta. Clique nela para baixar o PDF do boleto. Esse documento virá com o vencimento atualizado.

Como programar um boleto de mesmo vencimento e valor para ser emitido mensalmente?

Emita o boleto pela CONTA (no submenu "boletos" não é possível programar recorrência)

  • Menu

  • na frente de contas

  • clique na conta que deseja

  • clique em "adicionar receitas"

  • preencha as informações e coloque a recorrência com o número de meses que o boleto será emitido novamente (vide vídeo anexo)

  • clique em "boleto" e selecione o "bloqueto


A cópia do boleto aparecerá em "boletos" e a transação financeira ficará nessa conta.

Use o módulo "boletos" apenas para acompanhar os boletos gerados na conta.

Qual a diferença de gerar um boleto pelo submenu "boletos" ou pela conta financeira em "adicionar receita"?

  • Ao entrar em uma "conta", e clicar em "adicionar receita", você pode emitir um boleto

  • uma cópia do boleto aparecerá no submenu "boletos"

  • a transação financeira ficará nessa conta que adicionou a receita


  • Ao emitir um boleto pelo submenu "boletos", a transação financeira desse boleto NÃO aparecerá em nenhuma conta

  • deverá ir até a conta e adicionar manualmente a informação de receita

Quais permissões dou para meu usuário?


Durante o processo de cadastro, gerencie os módulos que o usuário poderá acessar em “grupos de acesso”

  • "Super administrador" = usuário master (concede e retira permissões de acesso)

Recomendado para o dono da empresa e 1 ou 2 profissionais de confiança (exemplo: gerente comercial e profissional de TI)


  • "Administrador" = usuário que pode visualizar e editar funcionalidades no sistema. Se quiser que o usuário apenas visualize o módulo (exemplo: visualizar contatos mas sem poder editar), desmarque a opção "editar" e marque a opção "visualizar"

Recomentado para os demais funcionários da empresa


O usuário que tem um acesso a um módulo liberado aqui no cadastro, poderá ter permissões de funcionalidades dentro desse módulo bloqueadas e/ou liberadas. Gerencie as permissões no módulo Segurança, em Configurações (vide link anexo)

Cadastrei um usuário, liberei as permissões de uso dos módulos. Dentro de um módulo, uma funcionalidade não está permitida, o que faço?

O usuário que tem um acesso a um módulo liberado no cadastro (ver em "2º passo: Cadastrar usuário"), poderá ter permissões de funcionalidades dentro desse módulo bloqueadas e/ou liberadas.

  • tela inicial

  • ícone "configurações"

  • clique em "grupos de acesso"

  • gerencie as permissões aqui (veja o vídeo tutorial em "Segurança")

OBS: normalmente o usuário que é funcionário da empresa terá o "grupo de acesso" como administrador, aquele que pode ver e editar. Então, ao entrar em "grupos de acesso" aqui em configuração, você vai procurar o nome do MÓDULO que tiver em sua frente escrito "EDITAR" ou "VISUALIZAR", e nele, irá dar a permissão da funcionalidade que deseja. Para ter certeza em qual grupo de acesso seu usuário está, vá no cadastro do usuário em "configurações", "usuário", clique no nome do usuário.

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Quando uma etapa do módulo não está funcionando pode ser que você precise ativá-la:

  • tela inicial

  • ícone "configurações"

  • clique em "configurar"

  • procure o nome do módulo

  • marque a opção de "ativar..."

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Quando um "submódulo" não está aparecendo, pode ser que precise ativá-lo:

  • tela inicial

  • ícone de "configurações"

  • clica em "parâmetros"

  • visualiza os parâmetros do sistema

  • você pode ativar ou inativar submódulos do sistema


O que é o "usuário master"

Para começar a utilizar o SparkOne é necessário definir o usuário Máster, que terá como função gerenciar o uso do sistema pela equipe. É ele quem vai cadastrar e adicionar cada novo usuário no sistema, bem como realizar os ajustes necessários para adequar o SparkOne às necessidades da empresa. Ao cadastrar um usuário, o acesso dele deverá ser "Super Administrador" (ver mais em 2º passo: Cadastrar usuário)

Cadastrei o e-mail externo do Gmail no sistema e apareceu um erro no servidor de "senha e/ou usuário inválidos", como resolver?

Quando uma configuração de segurança do GSuit está com "verificação em duas etapas" ativado, você tem 2 opções:

  1. dar permissão para “aplicativos menos seguros” no Google

  2. ou gerar uma senha para aplicativos, dentro da conta do Google. Mais simples e eficiente é gerar uma senha pra app


Siga um dos passos nesse tutorial anexo

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Se tiver DADO PERMISSÃO PARA APP MENOS SEGURO

não precisa se preocupar, irá conseguir enviar e-mails facilmente

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Se tiver GERADO SENHA PARA APP, volte no sistema:

  • menu

  • na frente de "webmail" clique no e-mail que precisa atualizar a senha

  • no final da página, clique em "gerenciar conta de e-mail"

  • clique no "NOME" do e-mail

  • digite a nova senha

  • salve

Como criar ou editar um modelo de e-mail?

  • tela inicial

  • menu

  • webmail

  • clique no e-mail que deseja

  • no final da página clique em “gerenciar modelos de e-mail”


Para criar:

  • clique em "criar novo"

  • marque que o modelo está ativo

  • preencha as informações

  • salve


Para editar:

  • clique no modelo de e-mail que deseja editar

  • faça as alterações

  • salve

Cadastrei um novo usuário no sistema, como localizo a senha padrão?

  • Clica no ícone de CONFIGURAÇÃO

  • Clica em CONFIGURAR

  • Clica em SEGURANÇA

  • Veja em SENHA PADRÃO: copie essa senha e use no primeiro acesso do seu usuário (vide imagem anexa)

Ao cadastrar e-mail no Webmail deu erro de "e-mail já sendo usado", o que fazer?

Algum usuário antigo, que tenha acesso ao e-mail que deseja cadastrar, precisa autorizar o uso desse e-mail para o novo usuário.


  • Peça esse usuário antigo seguir o seguinte passo:

  • clica em "webmail"

  • seleciona a conta de e-mail que deseja cadastrar

  • no final da página, clica em "gerenciar conta de e-mail"

  • clica no "NOME" do e-mail para abrir a página de edição

  • em "usuários autorizados nessa conta", peça que inclua o usuário do funcionário

coloque os demais usuários que poderão vincular também esse mesmo endereço de e-mail no login deles


  • clique em "salvar"

Como fazer conciliação bancária?

Você pode utilizar o submódulo "conciliação bancária" dentro do menu (ver mais em "conciliação bancária"):

  • menu

  • clique em conciliação bancária

  • selecione a conta

  • filtre pelo período

  • faça o upload do arquivo em OFX do extrato bancário

  • as informações que NÃO tiverem no sistema, vão ter uma informação em frente solicitando que "adicione à conta" para que a informação financeira do extrato também esteja registrada no sistema.

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OU você pode conferir o extrato bancário com o extrato do sistema:

Para ter informações de RECEITA, você deve entrar na conta e adicionar manualmente:

  • menu

  • na frente de "contas", clica na conta que deseja

  • clique em "adicionar receita"

  • preencha as informações

  • salve

Após cadastrar uma receita, será possível editar algumas informações posteriormente.

Você também pode ter receitas adicionadas ao registrar VENDAS no menu do sistema.

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Para ter informações de DESPESA você deve entrar na conta e adicionar manualmente:

  • menu

  • na frente de "contas", clica na conta que deseja

  • clique em "adicionar despesa"

  • preencha as informações

  • salve

Após cadastrar uma receita, será possível editar algumas informações posteriormente.

Você também pode ter despesas adicionadas ao registrar COMPRAS no menu do sistema.

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Feito isso, dentro da conta, você pode clicar em GERAR EXTRATO, selecionar o tipo, marcar os filtros, e vai obter a tela com as informações financeiras daquela conta, de acordo com os filtros marcados.

Como cadastrar vendedor para aparecer na venda?

  • menu

  • clica em "contatos"

  • clica em "criar novo"

  • vincule ao grupo VENDEDORES

  • vai aparecer uma aba para colocar as informações de comissão

  • preencha todas as informações obrigatórias e pertinentes

  • salve

Como mover um atendimento sem "perder" as tags?

  • menu

  • clica em "CRM atendimentos"

  • clica no fluxo que deseja

  • crie um atendimento "FIXO NÃO DELETAR"

  • vincule TODAS as tags já criadas nesse atendimento

  • dessa forma, se mover atendimentos, a tag permanecerá no fluxo pois terá um atendimento que nunca será movido (vide vídeo anexo)

Como instalar no computador o certificado A1 da certificadora Brasil Certificados

Siga esse tutorial: clique aqui ou entre em contato com nosso suporte para lhe auxiliar.

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As orientações para instalação do certificado A1 no computador, estão no site da certificadora Brasil Certificados (link ativo) e no Manual de Instalação do Certificado A1 da Certificadora Brasil (link ativo).

O certificado só pode ser instalado através do Site uma única vez. Para instalar em outros computadores só através da Cópia de segurança (ver mais aqui).

Em caso de dúvidas, ligue no suporte da certificadora para eles lhe auxiliarem: 0800 555 0860

  • "Possuir o Ticket e sua Senha de Identificação.

  • Utilizar um computador com Windows Vista, 7, 8, 8.1 ou Windows 10.

  • Utilizar o Internet Explorer (versão 8 ou superior).

  • Ter o JAVA atualizado instalado (clique aqui).

  • Desativar temporariamente, até a conclusão desta emissão, o antivírus e o gerenciador de downloads.

  • Ser administrador do computador.

  • Fazer a cópia de segurança após a instalação

  • Clique aqui e siga as instruções para emitir seu Certificado Digital A1."

  • ao baixar o certificado, ele é um arquivo PFX

  • para localizá-lo, digite PFX na busca do computador (o certificado tem como nome a RAZÃO SOCIAL da empresa, não é "certificadora", não é "vAgente", não é "cadeia")

  • é um arquivo com um símbolo de ENVELOPE e CHAVE DOURADA na frente

  • clique 2 vezes para abrir o certificado

  • aguarde a instalação

  • crie uma SENHA de uso do certificado (a senha criada na hora da compra é para acesso ao site da certificadora)

  • essa são as instruções para instalar o certificado no COMPUTADOR

  • após instalado, faça o UPLOAD desse arquivo no seu e-mail, pen drive ou HD externo para não perder o certificado, pois ele só é emitido UMA VEZ pelo site

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Feito isso, siga o tutorial em "3º Passo cadastrar certificado digital A1" para instalar o certificado no SparkOne ou entre em contato com o nosso suporte para lhe auxiliar.

Coloquei uma imagem no modelo de e-mail mas ela não aparece no CRM.

  • O tamanho do arquivo pode ser incompatível com o espaço aceitável na interação do CRM.

  • Experimente reduzir a imagem, anexá-la novamente no modelo de e-mail e colocar na interação do CRM.

  • Site sugerido: clique aqui

Cadastrei um contato mas ele não está aparecendo para vincular em CRM ou outro módulo.

Ao cadastrar um contato, você deve preencher todos os campos obrigatórios:

  • nome ou razão social

  • marcar que "o contato está ativo"

  • pelo menos 1 e-mail (pessoal ou comercial)

  • pelo menos 1 telefone (celular, comercial ou residencial)

  • endereço COMPLETO (cep, logradouro, número, bairro, estado, cidade)

  • marcar que "o endereço está ativo"

  • CPF ou CNPJ

  • em "dados fiscais" o tipo de contribuinte ICMS

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Quando falta algum dado no cadastro do CONTATO, ele não aparece para ser vinculado, seja em CRM, Nota Fiscal ou outro módulo, por estar incompleto.

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Caso seu cadastro de CONTATO esteja COMPLETO, atualize a página com CONTROL + SHIFT + R e aguarde alguns minutos.

Meu certificado digital venceu, como atualizo?

Você pode ver também esse vídeo explicativo

  • menu

  • se for certificado de NF-e, clique em EMISSORES DE NF-e (embaixo de nota fiscal de produto)

  • se for certificado de NFS-e, clique em EMISSORES DE NFS-e (embaixo de nota fiscal de serviço)

  • se for certificado de NFC-e, clique em EMISSORES DE NFC-e (embaixo de nota fiscal de consumidor)

  • clique no cadastro existente (provavelmente é a razão social de sua empresa)

  • atualize algum dado se precisar

  • no final da página, clique em ESCOLHER CERTIFICADO (o certificado já deve estar em seu computador)

  • digite a senha do certificado (apague a senha que tiver e digite novamente)

  • clique em VALIDAR

  • clique em SALVAR EMITENTE

Como altero as permissões de acesso a minha conta financeira?

Você pode ver também esse vídeo explicativo

  • menu

  • clica em CONTAS

  • passe o mouse em frente a conta que deseja, clique no "quadrado com lápis dentro" (editar)

  • em USUÁRIOS AUTORIZADOS NESSA CONTA, acrescente os usuários permitidos

  • clique em SALVAR CONTA

  • repita o processo para quantas contas quiser

Como cancelar uma transação financeira?

  • menu

  • clica na conta que deseja

  • passe o mouse na frente da transação financeira que precisa cancelar

  • se marcar a aba TODAS, vai cancelar as transações antigas e futuras

  • para cancelar somente as futuras, clique em SOMENTE ESSA e repita em todas as transações que precisa cancelar

Você vai gostar de saber >>