Erros ao emitir NF-e (de produto)

Acesse aqui os MANUAIS OFICIAIS da NF-e (modelo 55)

Consulte ATUALIZAÇÕES no site oficial da Fazenda (link ativo) na aba "documentos"



"Um grande aliado é seu contador, que orientará sua equipe aos possíveis erros que causam a Rejeição da NF-e, além de auxiliar no modo que as informações devem ser preenchidas no cadastro de produtos, dentre diversas outras orientações. Portanto, contar com um bom contador é a melhor maneira de evitar rejeições de NF-e."

LEMBRE-SE, A MENSAGEM DE ERRO É RETORNADA PELA SEFAZ

O suporte pode te auxiliar identificar o local para correção do erro.

Você também pode conferir no Manual_de_Orientacao_Contribuinte_v_6.00 (link ativo)

Erro de comunicação: SSL read: error:00000000:lib(0):func(0):reason(0), errno 104

  • A SEFAZ é o sistema responsável pela autorização ou não das NF-e.

  • O servidor da SEFAZ pode ficar em manutenção ou fora do ar a qualquer momento.

  • Os usuários da SEFAZ não são informados dessa indisponibilidade.

  • Quando o servidor da SEFAZ estiver fora do ar, ao tentar emitir NF-e, nossos clientes irão receber um retorno com "erro de SSL" e, o ambiente de comunicação passará a ser OFFLINE (vide imagem anexa).

  • Quando acontecer, o procedimento é aguardar e consultar no site da SEFAZ em MG, a regularização do servidor deles. Para consulta, clique nesse link anexo.

  • Infelizmente, não temos prazo para resolução da indisponibilidade.

Erro "valor ou formato de logradouro é inválido"

  • menu

  • clica em contatos

  • clica no contato do cliente cuja nota deu erro

  • clica na aba "endereço"

  • retire espaços no começo ou final de uma palavra digitada

  • retire caracteres especiais nos dados cadastrados (como acentos ou Ç)

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ATENÇÃO:

  • Ainda nessa aba "endereços", se clicar em ADICIONAR, você deve preencher todos os campos desse novo endereço. Não deixe nada em branco. Se não tiver todas as informações do outro endereço, apague esse novo campo de endereço para evitar erros na emissão da NF-e por falta de dados

Erro "UF do transportador" não informada

Quando você cadastrar seu transportador em CONTATOS, você deve preencher todas as informações do endereço, sem espaços (antes e depois da digitação) e sem caracteres especiais (acentos e Ç):


  • CEP, LOGRADOURO, NÚMERO, BAIRRO, ESTADO, CIDADE

  • marcar que "endereço está ativo"

  • marcar que "endereço é o padrão"


Vá em

  • menu

  • clica em contatos

  • clica no contato do cliente cuja nota deu erro de IE

  • clica na aba "endereço"

  • certifique de que está tudo preenchido de forma correta (sem espaços e sem caracteres especiais)

  • salve


ATENÇÃO:

  • Ainda nessa aba "endereços", se clicar em ADICIONAR, você deve preencher todos os campos desse novo endereço. Não deixe nada em branco. Se não tiver todas as informações do outro endereço, apague esse novo campo de endereço para evitar erros na emissão da NF-e por falta de dados

Erro "sem informação da IE do destinatário"

  • Os dados de ICMS devem ser solicitados ao seu cliente ou à contabilidade de sua empresa e serem preenchidos no cadastro do contato na aba "dados fiscais". Não pode ficar em branco.


  • menu

  • clica em contatos

  • clica no contato do cliente cuja nota deu erro de IE

  • clica na aba "dados fiscais"

  • se o cliente for CPF (pessoa física), marque em ICMS como NÃO CONTRIBUINTE

  • se o cliente for CNPJ (pessoa jurídica), marque em ICMS como CONTRIBUINTE ou ISENTO, a depender do que o cliente te informou

  • salve, volte na NF-e com erro e envie novamente

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Em alguns casos de cliente PESSOA JURÍDICA, será necessário ainda seguir os passos abaixo:

  • menu

  • clica em contatos

  • clica no contato do cliente cuja nota deu erro de IE

  • clica na aba "documentos"

  • embaixo de CNPJ, clica em "adicionar"

  • clique em "inscrição estadual"

  • coloque a inscrição do cliente

  • salve, volte na NF-e com erro e envie novamente

Erro "IE do remetente inválido ou sem informação"

  • menu

  • embaixo de notas fiscais de produto

  • clique em EMISSORES DE NOTA FISCAL

  • clica no emissor cadastrado

  • confira se a INSCRIÇÃO ESTADUAL está com todos os números CORRETOS e SEM ESPAÇOS ANTES ou DEPOIS da digitação

  • salve, volte na nota e envie novamente

Erro JAVA em tentativa de enviar NF

  • Esse erro é no servidor da SEFAZ.

  • Não utilizamos JAVA.

  • Gentileza aguardar.

Durante a emissão de NF, troquei o emissor e deu erro na numeração

  • Caso exista mais de 1 cadastro de emissor de NF no sistema, certifique-se de selecionar o emissor correto antes de cadastrar a nota.

  • Caso tenha selecionado errado, não conclua o cadastro.

  • Clique em "voltar" para sair da página e inicie novamente o cadastramento, selecionando o emissor correto.

  • Não mude de emissor durante o cadastro, pois o sistema ficará com a numeração da nota do primeiro emissor selecionado, e dará erro ao trocar de emissor

Erro de "valor ou formato de CFOP é inválido"

CADASTRE ESSA INFORMAÇÃO NO PRODUTO

  • menu

  • produto

  • clica no produto

  • clica na aba "dados fiscais"

  • preencha as informações pertinentes

  • salve

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EXPLICAÇÃO

  • "O Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) é um registro de circulação de uma mercadoria, dentro ou fora do estado."

  • "Trata-se de uma sequência numérica composta por 4 dígitos, sendo o primeiro referente ao tipo de operação, e os outros três relacionados à finalidade e tipo de produto."


  • "O primeiro dígito tem 7 variáveis, quais são classificadas da seguinte forma:


Dígitos de Entradas:

1. – Entrada e/ou Aquisições de Serviços dentro do estado;

2. – Entrada e/ou Aquisições de Serviços fora do estado;

3. – Entrada e/ou Aquisições de Serviços do exterior.


Dígitos de Saídas:

5. – Saídas ou Prestações de Serviços dentro do estado;

6. – Saídas ou Prestações de Serviços fora do estado;

7. – Saídas ou Prestações de Serviços para o exterior."

(fonte: Google)

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ATENÇÃO: Entre em contato com sua contabilidade para uma informação correta.

  • Para consulta de código, clique nesse link anexo: CFOP

Erro CFOP de operação interna e iddest diferente de 1

"O CFOP é um código obrigatório na nota fiscal e pode variar conforme o destino da operação (estadual ou interestadual)."


"A operação "Venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros" pode ter os CFOPs:

  • 5102 - para transportar a mercadoria dentro do estado da sua empresa ou,

  • 6102 - para transportar a mercadoria para fora do estado da sua empresa."


"Basta cadastrar uma natureza de venda com o CFOP x102:

  • se o seu estado e o estado do cliente se for diferente completa com 6 no lugar do x (ficando 6102)

  • se for o mesmo, completa com 5 (ficando 5102)"


"Quando se trata de CFOP e outras regras tributárias, aconselhamos sempre conferir com o seu contador, pois as informações podem variar de acordo com a atividade da sua empresa."


(fonte: Google)

Erro de ICMS ausente

CADASTRE ESSA INFORMAÇÃO NO PRODUTO

  • menu

  • produto

  • clica no produto

  • clica na aba "dados fiscais"

  • na frente de "impostos" clique em "+ adicionar"

  • preencha as informações pertinentes

  • salva

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EXPLICAÇÃO

"É um imposto estadual, portanto seu cálculo varia de acordo com o estado de origem e destino, e também conforme o produto comercializado."

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ATENÇÃO: Entre em contato com sua contabilidade para uma informação correta.

  • Para consulta de como calcular, clique nesse link anexo: ICMS

Erro de "valor ou formato de NCM é inválido"

CADASTRE ESSA INFORMAÇÃO NO PRODUTO

  • menu

  • produto

  • clica no produto

  • clica na aba "dados fiscais"

  • preencha as informações pertinentes

  • salve

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EXPLICAÇÃO

"A Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) é uma Nomenclatura regional para categorização de mercadorias adotada pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai desde 1995, sendo utilizada em todas as operações de comércio exterior dos países do Mercosul."

Ver mais em: Receita Federal

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ATENÇÃO: Entre em contato com sua contabilidade para uma informação correta.

  • Para consulta do código NCM, clique nesse link anexo: NCM On-line

Erro "NF-e sem grupo do PIS" | Erro COFINS

CADASTRE ESSA INFORMAÇÃO NO PRODUTO

  • menu

  • produto

  • clica no produto

  • clica na aba "dados fiscais"

  • na frente de "impostos" clique em "+ adicionar"

  • preencha as informações pertinentes

  • salve

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Você pode cadastrar somente na NF-e também:

  • na nota

  • clica no produto

  • clica em "adicionar"

  • clica na aba PIS

  • coloca as informações pertinentes

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EXPLICAÇÃO

  • "A Rejeição (745):"NF-e sem grupo do PIS", indica que ao emitir uma NF-e, não foi informado no XML da NF-e o grupo do PIS que é obrigatório, logo a rejeição 745 irá ocorrer."

  • "Significa que ao emitir uma NF-e obrigatoriamente devemos informar o grupo do PIS, pois a SEFAZ exige essa informação para autorizar a nota."


(ver mais em Manual_de_Orientacao_Contribuinte_v_6.00 emitido pelo Ministério da Fazenda)


  • "PIS/COFINS: São impostos federais, calculados com base no regime tributário do contribuinte emitente da nota fiscal. Confira o valor correto com sua contabilidade"

(fonte: Google)

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ATENÇÃO: Entre em contato com sua contabilidade para uma informação correta.

  • Para consulta de como calcular, clique nesse link anexo: PIS e COFINS

Erro "operação interna e UF diferente"

  • Ao emitir NF-e, você tem 3 opções para marcar a OPERAÇÃO: interna, interestadual ou exterior:


  • Ao marcar OPERAÇÃO INTERNA, você afirma que a nota está sendo emitida dentro do mesmo estado

  • Portanto, UF (o "estado") não pode ser DIFERENTE entre quem emite a nota e quem vai receber

  • Se você está emitindo nota de MG, e seu destinatário/remetente for de outro estado, a operação tem que ser INTERESTADUAL (entre estados)

  • Se for para outro país, a operação tem que ser EXTERIOR

Erro "ausência de troco"

  • Na nota fiscal, clica no PRODUTO

  • vai abrir umas informações fiscais dele

  • confere se "VALOR TOTAL DO ITEM ENTRA NO VALOR TOTAL DA NF" está marcado

  • se não tiver, marque

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O valor em PRODUTO deve ser o mesmo valor de DADOS DE PAGAMENTO:


Se houver desconto

  • clica no produto

  • ao abrir as informações fiscais dele, colocar o desconto

  • volte na parte de "dados de pagamento"

  • em "valor de pagamento" estará sem desconto

  • coloque manualmente o valor final, aquele já com o desconto


Se houver frete

  • clica no produto

  • ao abrir as informações fiscais dele, colocar o desconto

  • volte na parte de "dados de pagamento"

  • em "valor de pagamento" estará sem o acréscimo do frete

  • coloque manualmente o valor final, aquele já com o frete

Erro na data-hora em emissão ou entrada/saída

  • Quando aparecer esse erro, observe a mensagem que o sistema te dá embaixo de "data e hora emissão" ou embaixo de "data e hora entrada/saída"


Se a mensagem for: "Emissão tem que ser maior que data de entrada/saída "

  • então, em "data e hora emissão", coloque um valor MAIOR que a hora de entrada/saída


Se a mensagem for: "Entrada/saída tem que ser maior que data de emissão"

  • então, em "data e hora entrada/saída", coloque um valor MAIOR que a hora de emissão

Erros "informações suplementares: assinatura" OU "senha incorreta e certificado inválido"

Você deve conferir se o certificado está desabilitado, expirado ou com alguma inconstância que está impedindo o uso:

  • Você pode conferir no próprio site da certificadora, na parte de "testar certificado"

  • Você também pode conferir no site do Serasa QUALQUER CERTIFICADO (link anexo)

Orientações de como fazer o teste no site do Serasa, nesse link anexo

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Há outras etapas que devem ser conferidas, o suporte poderá lhe auxiliar melhor. Entre em contato com o suporte. Pode ser necessário realizar um acesso remoto em seu computador.

Erros "certificado expirado"

Gentileza reinstalar o certificado mais atual (renovado) no sistema:

  • menu

  • no módulo "nota fiscal" (de produto ou de serviço ou do consumidor)

  • clique em "emissores de NF-e" (no módulo correspondente ao tipo de nota mencionada acima)

  • clique no seu emissor

  • marque "remover certificado"

  • salve

  • entre novamente no emissor

  • faça o upload do documento MAIS atual, digite a senha

  • clique em "validar"

Não se esqueça de que, em PRÓXIMA NOTA será o número SEQUENCIAL da última nota emitida


  • salve

  • tente emitir a NF-e novamente

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Você pode conferir se o certificado está desabilitado, expirado ou com alguma inconstância que está impedindo o uso:

  • Você pode conferir no próprio site da certificadora, na parte de "testar certificado"

  • Você também pode conferir no site do Serasa QUALQUER CERTIFICADO (link anexo)

Orientações de como fazer o teste no site do Serasa, nesse link anexo

Erro "pedido de Cancelamento para NF-e com CT-e ou MDF-e"

"Se a sua Nota Fiscal (NF-e) estiver referenciada em algum Conhecimentos de Transporte (CT-e) ou em um Manifesto Eletrônico de Documento Fiscal (MDF-e), ela não poderá ser cancelada, enquanto esse documento fiscal (CT ou MDF) não for cancelado."

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"Para conseguir cancelar a sua nota, é necessário solicitar o cancelamento desses documentos auxiliares para sua transportadora. Após solicitar o cancelamento, você pode consultar o status destes documentos (se ainda estão autorizados ou se já foram cancelados) no Portal da NF-e do seu estado pela chave de acesso da sua nota."


"Para a transmissão do cancelamento no sistema emissor será exigido o protocolo de autorização do documento fiscal eletrônico a ser cancelado (NF-e, CT-e ou CT-e OS). Ou seja, o protocolo retornado pela SEF/MG no momento em que foi solicitada a autorização desse documento fiscal."

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IMPORTANTE: "Verifique se o CT-e ou MDF-e estão dentro do prazo de cancelamento. Caso não seja possível cancelar o CT-e ou MDF-e, você pode emitir uma Nota Fiscal de Devolução na qual os impostos serão estornados, não havendo cobrança deles."

(fonte: Google)

Cancelei o CT-e ou MDF-e e o erro acima persiste

"O recomendado é contar com a ajuda de um profissional contábil para realizar essa atividade. Isso porque, caso o cancelamento não seja mais possível, o contador poderá fornecer as orientações mais adequadas para resolver o problema.

Um exemplo de como o contador pode auxiliar é a emissão de uma nota de devolução, para que não seja necessário fazer o cancelamento.

Além disso, é importante entender que existem certos tipos de situações em que o evento relacionado ao cancelamento é processado somente na SEFAZ nacional. Então, caso a Rejeição 690 persista, é preciso fazer uma averiguação mais completa nos portais da SEFAZ nacional e também estadual.

Caso o cancelamento tenha acontecido em apenas um deles, uma opção é esperar um tempo para que o processamento da SEFAZ seja feito. Contudo, mesmo se após a análise e o aguardo do tempo apropriado o problema continuar, é preciso entrar em contato com a SEFAZ para entender os motivos da persistência da impossibilidade de cancelamento."


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Pode ser necessário ainda que seu destinatário faça a RECUSA da NF-e e do transporte via app.

Orientação nesse link anexo.


(fonte: Google)

Ao emitir nota de devolução, a chave colocada é diferente da chave que aparece no documento final

Ao preencher a nota de devolução, coloque a chave no campo especificado e, coloque também no campo "informações adicionais" no final da página da nota.

Erro "errors.xCpl inválido": "texto"

"Isso quer dizer que foi preenchido incorretamente o campo de complemento. Neste caso, o SEFAZ retorna informando que é preciso preencher de forma correta. Pode ser um caractere especial ou espaço, por exemplo."

(fonte: Google)


  • Entrar no cadastro do cliente em CONTATO, na aba ENDEREÇO, e verificar se o COMPLEMENTO está com o texto do erro: LOJA (por exemplo, ou o nome que aparecer após "inválido"). Se sim, retirar.

Erro "CPF|CNPJ" inválido ou "e-mail" inválido

PARA CPF OU CNPJ:

  • entrar no cadastro do cliente em CONTATO

  • verificar se o CPF | CNPJ está com ESPAÇO na digitação (no início ou final) e retirar

  • clicar nesse link anexo e verificar se o CPF é válido

  • clicar nesse link anexo e verificar se o CNPJ está ativo

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PARA E-MAIL

  • entrar no cadastro do cliente em CONTATO

  • verificar se o E-MAIL está com ESPAÇO na digitação (no início ou final) e retirar

  • verificar se o E-MAIL contém acentos e retirar

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