Erros ao emitir NFC-e (de consumidor)

Acesse aqui os MANUAIS OFICIAIS da NFC-e (modelo 65)

Consulte ATUALIZAÇÕES no site oficial da Fazenda (link ativo) na aba "documentos"



"Um grande aliado é seu contador, que orientará sua equipe aos possíveis erros que causam a Rejeição da NFC-e, além de auxiliar no modo que as informações devem ser preenchidas no cadastro de produtos, dentre diversas outras orientações. Portanto, contar com um bom contador é a melhor maneira de evitar rejeições de NFC-e."

LEMBRE-SE, A MENSAGEM DE ERRO É RETORNADA PELA SEFAZ

O suporte pode te auxiliar identificar o local para correção do erro.

Você também pode conferir no Manual_de_Orientacao_Contribuinte_v_6.00 (link ativo)

Erro de falha no schema XML

  • clique no menu

  • clique em "notas fiscais de consumidor"

  • na seta em frente a nota com esse erro

  • clique em "baixar XML da NFC-e"

  • envie esse arquivo para o suporte

  • será analisado pelo suporte no site de validação da SEFAZ para identificar a mensagem exata do erro a ser corrigido

Rejeição CSOSN para emissor que não é do Simples

  • Caso sua empresa seja Lucro real, o campo CSOSN estará inativo

  • Então, o seu ICMS do seu produto deve ter o código da situação tributária correspondente (entre as opções para ICMS de lucro real estão: 40, 41, 50, 51, 300, 400 >> consulte sua contabilidade para saber qual utilizar!)

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Explicação:

"Ajuste SINIEF nº 3, de 09.07.2010 – DOU 1 de 13.07.2010: O Código de Situação da Operação no Simples Nacional – CSOSN será usado na Nota Fiscal Eletrônica exclusivamente quando o Código de Regime Tributário – CRT for igual a “1”, e substituirá os códigos da Tabela B – Tributação pelo ICMS do Anexo Código de Situação Tributária – CST do Convênio s/nº de 15 de dezembro de 1970."

Fonte: SpedNews

Erro de comunicação: SSL read: error:00000000:lib(0):func(0):reason(0), errno 104

  • A SEFAZ é o sistema responsável pela autorização ou não das NFC-e.

  • O servidor da SEFAZ pode ficar em manutenção ou fora do ar a qualquer momento.

  • Os usuários da SEFAZ não são informados dessa indisponibilidade.

  • Quando o servidor da SEFAZ estiver fora do ar, ao tentar emitir NFC-e, nossos clientes irão receber um retorno com "erro de SSL" e, o ambiente de comunicação passará a ser OFFLINE (vide imagem anexa).

  • Quando acontecer, o procedimento é aguardar e consultar no site da SEFAZ em MG, a regularização do servidor deles. Para consulta, clique nesse link anexo.

  • Infelizmente, não temos prazo para resolução da indisponibilidade.

Rejeição 392: Não informados os dados da operação de pagamento por cartão de crédito / débito

  • clique na nota com erro

  • na aba "dados de pagamento"

  • em "tipo de integração para pagamento"

  • marque a opção "pagamento NÃO integrado ..."

  • emita a nota novamente

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EXPLICAÇÃO:

Ao emitir NFC-e, na aba "dados de pagamento", em "tipo de integração para pagamento" você tem duas opções:

  • "1 - Pagamento integrado com o sistema de automação da empresa" (Ex.: equipamento TEF, Comércio Eletrônico) se existir integração entre o SparlOne e a sua Operadora de Cartões. Nesse caso, preencha também o CNPJ DA CREDENCIADORA CARTÃO e NÚMERO DE AUTORIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DO CARTÃO para sanar a rejeição.

  • "2 - Pagamento não integrado com o sistema de automação da empresa" (Ex.: equipamento POS) caso não exista integração, assim, não será necessário informar os dados da transação com a Operadora de Cartões.

(fonte Google)

Rejeição 753: NFC-e com Frete

Se NÃO houver frete

  • clique na nota com erro

  • na aba "transporte" marque a opção "sem ocorrência de transporte"

  • emita novamente a nota

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Se HOUER frete

  • clique na nota com erro

  • na aba "transporte" escolha e marque a opção adequada

  • volte na aba "dados da nota fiscal" (início do preenchimento da nota)

  • em "ATENDIMENTO" marque "NFC-e em operação com entrega a domicílio "

Rejeição 725: "NFC-e com CFOP inválido"

"De acordo com a NT2015/002 v. 1.41, a NFC-e só pode ser emitida com CFOP 5.101; 5.102; 5.103; 5.104; 5.115; 5.405; 5.656; 5.667 e 5.933. Ocorrerá essa rejeição se informar qualquer CFOP diferente dos citados acima."

fonte: Fazenda MG

Rejeição 767: NFC-e com somatório dos pagamentos da Nota Fiscal.

  • "Essa rejeição significa que o somatório dos pagamentos difere do total da NFC-e."

  • "O varejista deve verificar o valor total da NFC-e e o valor informado no pagamento. Após regularizado o cadastro, reenviar a NFC-e para ser autorizada."

(fonte: Google)

Rejeição 750: NFC-e com valor total superior ao permitido para destinatário não identificado.

  • "Na emissão de NFC-e quando for identificado um valor superior ao limite permitido por Estado, deve-se obrigatoriamente informar a identificação do destinatário."

  • "Para a resolução, o varejista deverá identificar no momento da venda o Cliente. O valor limite é estabelecido por Estado. Sendo exigido o CNPJ ou CPF ou documento de identificação de estrangeiro."

(fonte: Google)

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