ABA: COLETAS
Siga os passos abaixo
AVISO:
Em todo cadastro que realizar, NÃO utilize ESPAÇOS no começo e no final da digitação.
EVITE utilizar caracteres especiais, como ACENTOS ou Ç
Aba: Coletas
tela inicial
menu
atendimentos
clique na aba "coletas"
você visualiza as coletas cadastradas, agendadas e/ou confirmadas
Se o contato tiver um celular válido, aparecerá o ícone ativo do WhatsApp para você enviar mensagem rapidamente
clique no ícone do “lápis” para criar e/ou editar TAGS
Para criar, clique no ícone “lápis”, digite o nome da tag, aperte enter, clique no ícone do lápis novamente para sair da tela de edição.
Para editar, clique no ícone "láps" (ao lado de ?), clique no ícone "lápis" em cima da tag que deseja editar. Para alterar cor, clique no "V". Para deletar, clique no "X". Clique novamente no ícone "lápis" (ao lado de ?) para sair da tela de edição.
Na tela de cadastro da coleta, segure e solte a tag em cima da tela de cadastro, que a mesma ficará vinculada à coleta.
Após cadastrar a coleta, na tela inicial de coletas, segure e solte a tag em cima de uma coleta que a mesma ficará vinculada à coleta.
clique no ícone de "seta apontando para baixo" para alterar a ordem das tags
Mude a ordem das tags, clique no ícone de "etiqueta" e finalize a ordenação (se não finalizar a ordenação, não será possível vincular tags nos registros).
Voltará para o modo padrão (ícone "seta apontando para baixo"), já será possível vincular tags nos registros.
Você deve ter mais de 1 tag criada além da tag TODOS (a tag TODOS é fixa em 1º lugar, mesmo que altere alguma tag de ordem com a TODOS, ela voltará para o 1º lugar. A ordenação de tags serve para as demais tags criadas por você).
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Na parte superior da tela:
você pode filtrar coletas por datas de lançamento
Clique no ícone de "calendário" e selecione a data
você pode ver as coletas canceladas, clicando em "canceladas"
São as “novas coletas” que foram canceladas na tela de “coletas”
Dentro de "canceladas", você pode “restaurar” uma coleta cancelada
você pode ver as coletas finalizadas, clicando em "finalizadas"
Dentro de “finalizadas”, na frente de uma coleta REALIZADA, você poderá emitir um certificado* para enviar ao cliente através do ícone "círculo". Só será permitida a emissão de certificado se o cadastro do cliente conter CPF ou CNPJ
* Envie para o suporte o modelo de certificado assinado e solicite que seja anexado ao sistema
Na parte superior da tela, em "relatórios", você seleciona as coletas finalizadas e pode exportar os dados
você pode ver todas as rotas já geradas, clicando em "rotas"
No submenu “ROTAS” no menu inicial, também poderá ver todas rotas já geradas
Clique na rota que deseja para ver seu “detalhamento”
Veja o vídeo explicativo
Cadastrar coletas
Antes de cadastrar uma COLETA, o CONTATO do cliente e PRODUTO já devem ter sidos cadastrados (vide "Cadastros")
tela inicial
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atendimentos
clique na aba "coletas"
clique em “nova solicitação”
registre os "dados básicos"
vincule a coleta às tags correspondentes
clique em “confirmar endereço geolocalizado”
registre a interação
Se você tiver um e-mail cadastrado no Webmail do sistema, você poderá colocar um "modelo" de e-mail previamente criado na interação para não precisar digitar o mesmo texto várias vezes (ver mais em Webmail)
clique em “itens para coleta” e adicione os respectivos
A coleta somente será salva se, após cadastrar os "dados básicos", acrescentar os "ítens para coleta"
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Ao finalizar, você pode:
clicar em "salvar" e salvar o registro para controle interno
clicar em "salvar e notificar" para que seu cliente receba uma cópia dessa interação que acabou de postar
ATENÇÃO: Só clique em "salvar e notificar", se quiser que o seu cliente receba uma cópia da interação que acabou de postar. Essa opção só aparecerá se você tiver seu e-mail cadastrado no Webmail do sistema.
Veja o vídeo explicativo
Gerenciar nova coleta
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atendimentos
clique na aba "coletas"
você visualiza coletas cadastradas
a coleta cadastrada está com o status “nova coleta” (ícone “cubos”)
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Na seta em frente a coleta cadastrada:
você pode “cancelar” a coleta
Pode visualizá-las em “canceladas”
você pode “enviar para atendimento”
OBS: Em "atendimentos" não gera rotas. Os "ítens para coletas" vão estar na aba "campos personalizados" no atendimento.
Ao clicar em "enviar para atendimento", você tem a opção de "enviar fazendo cópia". Um registro em atendimento será criado no CRM - Atendimentos"", e a coleta permanecerá em "coletas".
Ao clicar em "enviar fazendo cópia", você pode escolher em "não copiar interações" e "não copiar tags". Esse registro em atendimento, não terá tags e/ou interações da coleta original se marcar essas opções.
você pode “realizar uma venda”
Quando clicar em "realizar venda", a operação será copiada para o submenu VENDAS como NOVA VENDA ABERTA parar preenchimento das informações e, se desejar, emitir uma nota fiscal - não esquecer de observar os dados em “Emitir Nota Fiscal > "Ver dados da NF-e"
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Ao clicar em uma coleta cadastrada:
abrirá a página de edição da mesma.
se desejar, adicione mais ítens para coleta
Se adicionar, clique em salvar
se desejar, adicione informações na interação
salve as alterações
Ao lado de "salvar", na parte superior da tela de edição, há uma seta:
você pode cancelar a coleta
você pode copiar essa coleta
A cópia aparecerá na tela inicial de coletas com os mesmos dados, mas número diferente
você pode mover para atendimento
Em atendimento não gera rota
Veja o vídeo explicativo
Gerar rotas
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clique na aba "coletas"
selecione a (s) coleta (s) que deseja gerar rota
Somente gera rotas de coletas selecionadas na mesma página
Antes de "gerar rota" haverá um contador informando quantas coletas foram selecionadas
clique em “gerar rota” no final da página
preencha as informações
clique em “gerar rota”
clique no + em frente a rota e confirme se as coletas que deseja apareceram
Se tiver alguma coleta "fora" da rota, você pode selecionar todas as coletas da lista que deseja e recalcular a rota
salve a rota
voltará para tela inicial de "coletas"
Veja o vídeo explicativo
Dica para visualizar coletas de TAGS diferentes
Clique na primeira tag que deseja filtrar, ao entrar na tag, aperte CTRL (control) em seu teclado e clique na outra tag que deseja filtrar
Exemplo: ver coletas das tags “Pampulha” e “Noroeste”. Clique “Pampulha” , depois aperte CTRL e clique em “Noroeste”
Veja o vídeo explicativo
Gerenciar coleta de rota gerada
tela inicial
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atendimentos
clique na aba "coletas"
você visualiza coletas cadastradas e agendadas
a coleta de rota gerada está com o status “agendada” (ícone "calendário")
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Na seta em frente a coleta agendada:
você pode “confirmar” que a rota foi realizada
Só CONFIRME a coleta, SE ela tiver REALMENTE sido realizada
você pode ver a rota dessa coleta
A página mudará para “detalhamento de rota”
você pode “realizar uma venda”
Quando clicar em "realizar venda", a operação será copiada para o submenu VENDAS como NOVA VENDA ABERTA parar preenchimento das informações e, se desejar, emitir uma nota fiscal - não esquecer de observar os dados em “Emitir Nota Fiscal > "Ver dados da NF-e"
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Ao clicar na coleta agendada
você pode postar interações
você pode acrescentar outros itens a serem coletados
Se adicionar, clique em salvar
você pode enviar um e-mail ao cliente informando os dados da coleta
Escreva o e-mail ou utilize um modelo | Marque a opção “notificar por e-mail”
você pode enviar uma mensagem via Whatsapp para o cliente informando os dados da coleta agendada
Clique no ícone do Whatsapp, abrirá uma página para envio da mensagem no Whatsapp web
Veja o vídeo explicativo
Detalhamento de rota gerada (sem coletas confirmadas)
Ao clicar em uma rota com pelo menos 1 coleta agendada (ícone "calendário")
a página muda para “detalhamento de rota”
clique no ícone do “lápis”, crie ou edite TAGS para essas rotas e vincule as tags à coletas
Crie tags para identificar que já entrou em contato com o cliente sobre a rota
clique no ícone de "seta apontando para baixo" para alterar a ordem das tags
você pode acrescentar outras coletas e alterar data e horário
Se acrescentar outra (s) coleta (s), clique em “recalcular rota”, atualize as informações pertinentes e “salve a rota”
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Na parte superior da tela
você pode exportar os dados da rota
Clique em "exportar" e selecione "exportar para texto" ou "exportar para csv"
você pode imprimir a rota (ícone de impressora)
você pode imprimir a rota com observações (seta ao lado do ícone de impressora)
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Em frente a cada coleta
você pode remover “novas coletas” ou coletas “agendadas” da rota no X
Somente será possível remover uma coleta, se a rota tiver no mínimo 2 coletas.
Essas coletas “removidas” voltam para tela inicial de coletas como “nova coleta” (ícone “cubos”).
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Na seta em frente a coleta
você pode acrescentar observações à essa coleta
Veja o vídeo explicativo
Confirmando as coletas realizadas
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clique na aba "coletas"
você visualiza coletas cadastradas e agendadas
clique na seta em frente a coleta agendada (ícone “calendário”)
clique em “confirmar”
Só confirme a coleta se ela tiver REALMENTE sido realizada
a coleta está com o status “confirmada” (ícone “caminhão verde”)
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Na seta em frente a coleta confirmada:
você pode ver a rota dessa coleta
você pode “realizar uma venda”
Quando clicar em "realizar venda", a operação será copiada para o submenu VENDAS como NOVA VENDA ABERTA parar preenchimento das informações e, se desejar, emitir uma nota fiscal - não esquecer de observar os dados em “Emitir Nota Fiscal > "Ver dados da NF-e"
Veja o vídeo explicativo
Detalhamento de rota gerada (com alguma coleta confirmada)
Ao clicar em uma rota com pelo menos 1 coleta confirmada (ícone "caminhão verde")
a página muda para “detalhamento de rota”
clique no ícone do “lápis”, crie ou edite TAGS para essas rotas e vincule as tags à coletas
Crie tags para identificar que já entrou em contato com o cliente sobre a rota
clique no ícone de "seta apontando para baixo" para alterar a ordem das tags
você pode acrescentar outras coletas e alterar data e horário
Se acrescentar outra (s) coleta (s), clique em “recalcular rota”, atualize as informações pertinentes e “salve a rota”
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Na parte superior da tela
você pode exportar os dados da rota
Clique em "exportar" e selecione "exportar para texto" ou "exportar para csv"
você pode imprimir a rota (ícone de impressora)
você pode imprimir a rota com observações (seta ao lado do ícone de impressora)
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Em frente a cada coleta
você pode remover “novas coletas” ou coletas “agendadas” da rota no X
Somente será possível remover uma coleta, se a rota tiver no mínimo 2 coletas. Essas coletas “removidas” voltam para tela inicial de coletas como “nova coleta” (ícone “cubos”). Só será possível remover coletas se NENHUMA coleta confirmada tiver sido EXECUTADA.
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Na seta em frente a coleta
você pode acrescentar observações à essa coleta
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Somente em frente a coleta de status “confirmada” (ícone “caminhão verde”)
No ícone “tique” ✓
você pode “executar” essa coleta confirmada
SÓ clique em ✓ EXECUTAR se NÃO precisar REMOVER mais nenhuma coleta nessa rota. Uma vez "executada" não poderá remover outras coletas dessa rota.
Em “executar” (ícone "tique" ✓)
você pode “concluir” a realização dessa coleta
Ao finalizar a coleta será possível emitir um CERTIFICADO (peça ao suporte para "anexar" o certificado em seu sistema)
você pode “não concluir” essa coleta confirmada (ícone “caminhão verde”) e expor o motivo da não conclusão
Se por algum motivo confirmou a coleta, mas ela não foi realizada, clique em "executar (ícone "tique") e marque "não concluir". Justifique.
Coletas NÃO realizadas NÃO terão a opção de emitir certificado.
você pode acrescentar algum produto coletado na hora
Veja o vídeo explicativo
Gerar Relatórios de coletas
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módulo "comunicação"
atendimentos
clique na aba "relatórios"
você pode filtrar por agendamentos de coleta
você pode filtrar por solicitações de coleta
você pode filtrar por período: “todos”, “hoje, “mês atual” ou “escolher o mês”
selecione a forma que deseja filtrar
clique em filtrar
Veja o vídeo explicativo
Quem usa esse módulo, pode gostar desse tutorial >>