COMPRAS
Siga os passos abaixo
AVISO:
Em todo cadastro que realizar, NÃO utilize ESPAÇOS no começo e no final da digitação.
EVITE utilizar caracteres especiais, como ACENTOS ou Ç
Criar solicitação de compra
Antes de cadastrar uma COMPRA, o CONTATO do fornecedor, a CONTA, CATEGORIA, SUBCATEGORIA e o PRODUTO com TODAS as informações fiscais, já devem ter sidos cadastrados (vide "Cadastros")
tela inicial
menu
compras
clique na aba "solicitações"
clique em "nova solicitação"
preencha os dados
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Ao terminar, você pode:
salvar solicitação
Se a aprovação for "futura", apenas salve
aprovar solicitação
Se aprovar, o status será "finalizado". Uma cópia da compra irá para "listagem de compras".
Criar compras
Antes de cadastrar uma COMPRA, o CONTATO do fornecedor, a CONTA, CATEGORIA, SUBCATEGORIA e o PRODUTO com TODAS as informações fiscais, já devem ter sidos cadastrados (vide "Cadastros")
tela inicial
menu
compras
clique na aba "nova compra"
preencha os dados
Ao terminar, você pode:
finalizar compra
finalizar e gerar PDF
finalizar e enviar por e-mail
Veja o vídeo explicativo para criar solicitação de compra e nova compra
Gerenciar Solicitações de compra
tela inicial
menu
compras
clique na aba "solicitações"
você visualiza todas as solicitações já registradas
você pode emitir nova solicitação
Os dados “fornecedor”, produtos”, “conta”, "categoria" e "subcategoria" devem ter sidos cadastrados (ver mais em "Cadastros")
você pode ver solicitações recusadas
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Em frente a uma "nova solicitação" ou "em negociação":
você pode aprovar a solicitação
A situação mudará para "finalizada"
você pode recusar a solicitação
você pode visualizar a transação financeira dessa compra, se ela estiver vinculada a uma conta
Clique no ícone “dinheiro”. Abrirá a página da conta da solicitação de compra. No submenu “contas” no menu inicial, você pode ver todas as transações financeiras de todas as solicitações de compras vinculadas a uma conta selecionada.
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Na seta em frente a "nova solicitação":
você pode imprimir a solicitação
você pode classificar a solicitação como "em negociação"
A situação mudará para "em negociação"
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Na seta em frente a solicitação "em negociação" ou "finalizada":
você pode imprimir a solicitação
Veja o vídeo explicativo
Gerenciar Compras
tela inicial
menu
clique em "compras"
você visualiza todas as compras já registradas
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Na parte superior da tela:
você pode emitir nova compra
Os dados “fornecedor”, produtos”, “conta”, "categoria" e "subcategoria" devem ter sidos cadastrados (ver mais em "Cadastros")
você pode ver compras canceladas
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Em frente a cada compra:
você pode imprimir ou cancelar a compra
você pode visualizar a transação financeira dessa compra, se ela estiver vinculada a uma conta
Clique no ícone “dinheiro”. Abrirá a página da conta que realizou o pagamento da compra. No submenu “contas” no menu inicial, você pode ver todas as transações financeiras de todas as compras vinculadas a uma conta selecionada.
Veja o vídeo explicativo
Transação Financeira (solicitações de compra)
tela inicial
menu
compras
clique na aba "solicitações"
clique no ícone "dinheiro" em frente a uma solicitação de compra
abrirá a página da conta da solicitação de compra
você visualiza as transações financeiras dessa solicitação, que estão vinculadas a uma conta
Aparecerá quantas transações foram realizadas, exemplo: se o pagamento foi realizado a vista, parcelado, em mais de 1 meio de pagamento, etc
você pode classificar a situação de pagamento dessa solicitação como pendente
Se classificar como pendente: Vá em contas, selecione a conta vincula à compra, procura essa compra de situação “pendente”, clique na “seta” em frente a essa compra, clique em “realizar” para confirmar o recebimento de um pagamento
você pode cancelar que a informação financeira dessa compra fique registrada nessa conta
Marque “somente essa”. Informe o motivo. Clique em “cancelar transação”. Essa transação cancelada aparecerá em “canceladas”
A solicitação de compra NÃO será cancelada, apenas a informação financeira da solicitação não estará mais registrada na conta, e o ícone “dinheiro” não aparecerá mais em frente à solicitação na aba “solicitações”
você pode imprimir essa informação financeira
você pode mover a informação financeira dessa solicitação para outra conta
Transação Financeira (compras)
tela inicial
menu
clique em "compras"
clique no ícone "dinheiro" em frente a uma compra
abrirá a página da conta que realizou o pagamento da compra
você visualiza as transações financeiras dessa compra, que estão vinculadas a uma conta
Aparecerá quantas transações foram realizadas, exemplo: se o pagamento foi realizado a vista, parcelado, em mais de 1 meio de pagamento, etc
você pode classificar a situação de pagamento dessa compra como pendente
Se classificar como pendente: Vá em contas, selecione a conta vincula à compra, procura essa compra de situação “pendente”, clique na “seta” em frente a essa compra, clique em “realizar” para confirmar o recebimento de um pagamento
você pode cancelar que a informação financeira dessa compra fique registrada nessa conta
Marque “somente essa”. Informe o motivo. Clique em “cancelar transação”. Essa transação cancelada aparecerá em “canceladas”
A compra NÃO será cancelada, apenas a informação financeira da compra não estará mais registrada na conta, e o ícone “dinheiro” não aparecerá mais em frente à compra no submenu “compras”
você pode imprimir essa informação financeira
você pode mover a informação financeira dessa compra para outra conta
Veja o vídeo explicativo para visualizar a transação financeira de solicitação de compra e nova compra
Criar e gerenciar devolução de compra
tela inicial
menu
compras
clique na aba "devoluções de compra"
você visualiza as devoluções cadastradas
você pode criar ou editar tags
Clique no ícone “lápis”
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Em frente a uma devolução:
você pode cancelar essa devolução
As transações financeiras referentes a essa devolução não serão canceladas
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Para criar uma devolução:
clique em "nova devolução"
preencha os dados
Os dados “cliente”, “produto” e “conta” devem ter sido cadastrados (ver mais em "Cadastros")
Ao adicionar o produto
o valor debitado voltará para "conta" que selecionou
o produto que entrou no estoque, sairá do mesmo
clique em “finalizar devolução”
Veja o vídeo explicativo
Quem usa esse módulo, pode gostar desse tutorial >>