COMPRAS

Siga os passos abaixo

AVISO:

  • Em todo cadastro que realizar, NÃO utilize ESPAÇOS no começo e no final da digitação.

  • EVITE utilizar caracteres especiais, como ACENTOS ou Ç

Criar solicitação de compra

Antes de cadastrar uma COMPRA, o CONTATO do fornecedor, a CONTA, CATEGORIA, SUBCATEGORIA e o PRODUTO com TODAS as informações fiscais, já devem ter sidos cadastrados (vide "Cadastros")


  • tela inicial

  • menu

  • compras

  • clique na aba "solicitações"

  • clique em "nova solicitação"


  • preencha os dados

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Ao terminar, você pode:

  • salvar solicitação

Se a aprovação for "futura", apenas salve


  • aprovar solicitação

Se aprovar, o status será "finalizado". Uma cópia da compra irá para "listagem de compras".

Criar compras

Antes de cadastrar uma COMPRA, o CONTATO do fornecedor, a CONTA, CATEGORIA, SUBCATEGORIA e o PRODUTO com TODAS as informações fiscais, já devem ter sidos cadastrados (vide "Cadastros")


  • tela inicial

  • menu

  • compras

  • clique na aba "nova compra"


  • preencha os dados


Ao terminar, você pode:

  • finalizar compra

  • finalizar e gerar PDF

  • finalizar e enviar por e-mail

01_criar solicitacao e compra.mp4

Veja o vídeo explicativo para criar solicitação de compra e nova compra

Gerenciar Solicitações de compra

  • tela inicial

  • menu

  • compras

  • clique na aba "solicitações"

  • você visualiza todas as solicitações já registradas

  • você pode emitir nova solicitação

Os dados “fornecedor”, produtos”, “conta”, "categoria" e "subcategoria" devem ter sidos cadastrados (ver mais em "Cadastros")


  • você pode ver solicitações recusadas

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Em frente a uma "nova solicitação" ou "em negociação":

  • você pode aprovar a solicitação

A situação mudará para "finalizada"


  • você pode recusar a solicitação

  • você pode visualizar a transação financeira dessa compra, se ela estiver vinculada a uma conta

Clique no ícone “dinheiro”. Abrirá a página da conta da solicitação de compra. No submenu “contas” no menu inicial, você pode ver todas as transações financeiras de todas as solicitações de compras vinculadas a uma conta selecionada.

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Na seta em frente a "nova solicitação":

  • você pode imprimir a solicitação

  • você pode classificar a solicitação como "em negociação"

A situação mudará para "em negociação"

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Na seta em frente a solicitação "em negociação" ou "finalizada":

  • você pode imprimir a solicitação

02_gerenciar solicitacao.mp4

Veja o vídeo explicativo

Gerenciar Compras

  • tela inicial

  • menu

  • clique em "compras"

  • você visualiza todas as compras já registradas

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Na parte superior da tela:

  • você pode emitir nova compra

Os dados “fornecedor”, produtos”, “conta”, "categoria" e "subcategoria" devem ter sidos cadastrados (ver mais em "Cadastros")

  • você pode ver compras canceladas

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Em frente a cada compra:

  • você pode imprimir ou cancelar a compra


  • você pode visualizar a transação financeira dessa compra, se ela estiver vinculada a uma conta

Clique no ícone “dinheiro”. Abrirá a página da conta que realizou o pagamento da compra. No submenu “contas” no menu inicial, você pode ver todas as transações financeiras de todas as compras vinculadas a uma conta selecionada.

04_gerenciar compra.mp4

Veja o vídeo explicativo

Transação Financeira (solicitações de compra)

  • tela inicial

  • menu

  • compras

  • clique na aba "solicitações"

  • clique no ícone "dinheiro" em frente a uma solicitação de compra

  • abrirá a página da conta da solicitação de compra

  • você visualiza as transações financeiras dessa solicitação, que estão vinculadas a uma conta

Aparecerá quantas transações foram realizadas, exemplo: se o pagamento foi realizado a vista, parcelado, em mais de 1 meio de pagamento, etc


  • você pode classificar a situação de pagamento dessa solicitação como pendente

Se classificar como pendente: Vá em contas, selecione a conta vincula à compra, procura essa compra de situação “pendente”, clique na “seta” em frente a essa compra, clique em “realizar” para confirmar o recebimento de um pagamento


  • você pode cancelar que a informação financeira dessa compra fique registrada nessa conta

Marque “somente essa”. Informe o motivo. Clique em “cancelar transação”. Essa transação cancelada aparecerá em “canceladas”

A solicitação de compra NÃO será cancelada, apenas a informação financeira da solicitação não estará mais registrada na conta, e o ícone “dinheiro” não aparecerá mais em frente à solicitação na aba solicitações


  • você pode imprimir essa informação financeira

  • você pode mover a informação financeira dessa solicitação para outra conta

Transação Financeira (compras)

  • tela inicial

  • menu

  • clique em "compras"

  • clique no ícone "dinheiro" em frente a uma compra

  • abrirá a página da conta que realizou o pagamento da compra

  • você visualiza as transações financeiras dessa compra, que estão vinculadas a uma conta

Aparecerá quantas transações foram realizadas, exemplo: se o pagamento foi realizado a vista, parcelado, em mais de 1 meio de pagamento, etc


  • você pode classificar a situação de pagamento dessa compra como pendente

Se classificar como pendente: Vá em contas, selecione a conta vincula à compra, procura essa compra de situação “pendente”, clique na “seta” em frente a essa compra, clique em “realizar” para confirmar o recebimento de um pagamento


  • você pode cancelar que a informação financeira dessa compra fique registrada nessa conta

Marque “somente essa”. Informe o motivo. Clique em “cancelar transação”. Essa transação cancelada aparecerá em “canceladas”

A compra NÃO será cancelada, apenas a informação financeira da compra não estará mais registrada na conta, e o ícone “dinheiro” não aparecerá mais em frente à compra no submenu “compras


  • você pode imprimir essa informação financeira

  • você pode mover a informação financeira dessa compra para outra conta

03_transacao financeira solicitacao e compra.mp4

Veja o vídeo explicativo para visualizar a transação financeira de solicitação de compra e nova compra

Criar e gerenciar devolução de compra

  • tela inicial

  • menu

  • compras

  • clique na aba "devoluções de compra"

  • você visualiza as devoluções cadastradas

  • você pode criar ou editar tags

Clique no ícone “lápis”

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Em frente a uma devolução:

  • você pode cancelar essa devolução

As transações financeiras referentes a essa devolução não serão canceladas

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Para criar uma devolução:

  • clique em "nova devolução"

  • preencha os dados

Os dados “cliente”, “produto” e “conta” devem ter sido cadastrados (ver mais em "Cadastros")


Ao adicionar o produto

  • o valor debitado voltará para "conta" que selecionou

  • o produto que entrou no estoque, sairá do mesmo

  • clique em “finalizar devolução”

05_criar e gerenciar devolucao.mp4

Veja o vídeo explicativo

Quem usa esse módulo, pode gostar desse tutorial >>