VENDAS

Siga os passos abaixo

AVISO:

  • Em todo cadastro que realizar, NÃO utilize ESPAÇOS no começo e no final da digitação.

  • EVITE utilizar caracteres especiais, como ACENTOS ou Ç

Criar orçamentos

OBS: o preenchimento é praticamente igual ao de "nova venda" e "nova venda aberta", alterando apenas o cabeçalho e forma de finalização

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Antes de cadastrar um ORÇAMENTO, o CONTATO do cliente, a CONTA e o PRODUTO já devem ter sidos cadastrados (vide "Cadastros")


  • tela inicial

  • menu

  • vendas

  • clique na aba "orçamentos"

  • clique em "novo orçamento"

Se a opção de "emitir nota" tiver sido marcada, a nota fiscal será emitida após a aprovação do orçamento


  • preencha os dados


  • você pode adicionar um desconto ao produto

Clique no símbolo de porcentagem % para alterar o tipo de desconto para valor em dinheiro R$. Clique no símbolo R$ e o valor a ser digitado volta a ser em % e assim sucessivamente. Esse valor será descontado automaticamente no “resumo de venda”


  • você pode acrescentar um valor adicional no produto

Clique no símbolo de porcentagem % para alterar o tipo de acréscimo para valor em dinheiro R$. Clique no símbolo R$ e o valor a ser digitado volta a ser em % e assim sucessivamente. Esse valor será acrescentado automaticamente no “resumo de venda”


  • você pode alterar data da venda

  • você pode alterar validade do documento

  • você pode alterar valor e quantidade em “produtos”

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Preenchendo o financeiro

  • clique em gerar plano se quiser gerar um plano de pagamento com datas futuras (exemplo: mensalidades, parcelamentos)

Siga as sugestões em “plano de pagamento”


  • caso o cliente deseje pagar com mais de um meio de pagamento, clique em “+ adicionar”

Nos campos “valor do pagamento” digite o valor pago, confira se a data é a do dia ou se será um pagamento futuro (exemplo: cartão de crédito), selecione a conta que receberá as informações financeiras do orçamento, selecione a forma de pagamento.

Repita o processo com o restante do valor a ser pago para quantas modalidades de pagamento o cliente tiver usado.

Em “saldo restante” você vê o valor que falta lançar em pagamento.

Quando colocar “frete” o valor do frete irá aparecer em "saldo restante" para especificar a forma de pagamento (ver mais abaixo em “preenchendo o frete do orçamento”).


  • se desejar, selecione a opção “emitir nota fiscal de serviço para este pagamento”

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Preenchendo o frete:

Essa informação de frete, aqui em "vendas", NÃO sai na NF-e, somente no registro da venda e na sua conta, para controle de caixa. Para emitir NF-e com frete, vá no módulo da NF-e, identifique a nota gerada pela venda, acrescente o frete no produto e na forma de pagamento (veja mais nesse link ativo)


  • se houver frete

  • marque a opção “informar dados do frete”

  • você pode selecionar o endereço de destino (campo não obrigatório)

  • especifique o valor do frete

  • o valor da venda em “resumo da vendapermanece o mesmo

Se marcar a opção “frete por conta do cliente / fornecedor”: o valor do frete será acrescido em “resumo da venda


  • o valor do frete será acrescido em “valor do pagamento” em “financeiro” , ainda no registro da venda para preencher a forma de recebimento desse valor


  • na "listagem de vendas" o valor total será da "venda + frete"

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Em transporte

  • pode adicionar informações de origem, destino, transportador, motorista, placa do veículo, tipo de veículo

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Se desejar emitir nota fiscal (de produto ou serviço) diretamente do registro de orçamento:

  • marque a opção “emitir nota fiscal” e/ou “emitir nota fiscal de serviço”

A Nota Fiscal será emitida após o orçamento ser aprovado.

  • clique em “enviar por e-mail” se deseja enviar a nota para o cliente

  • clique em “ver dados da NF-e” e/ou “ver dados da NFS-e”

confira e/ou adicione as informações. clique em fechar

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Ao final do preenchimento de orçamento:

  • você pode salvar o orçamento

  • você pode finalizar e gerar PDF

  • você pode finalizar e enviar por e-mail ao cliente

Criar nova venda

OBS: o preenchimento é praticamente igual ao de "orçamento" e "nova venda aberta", alterando apenas o cabeçalho e forma de finalização

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Antes de cadastrar uma VENDA, o CONTATO do cliente, a CONTA e o PRODUTO já devem ter sidos cadastrados (vide "Cadastros")


  • tela inicial

  • menu

  • vendas

  • clique na aba "nova venda"

  • preencha os dados


  • você pode adicionar um desconto ao produto

Clique no símbolo de porcentagem % para alterar o tipo de desconto para valor em dinheiro R$. Clique no símbolo R$ e o valor a ser digitado volta a ser em % e assim sucessivamente. Esse valor será descontado automaticamente no “resumo de venda”


  • você pode acrescentar um valor adicional no produto

Clique no símbolo de porcentagem % para alterar o tipo de acréscimo para valor em dinheiro R$. Clique no símbolo R$ e o valor a ser digitado volta a ser em % e assim sucessivamente. Esse valor será acrescentado automaticamente no “resumo de venda”


  • você pode alterar data da venda

  • você pode alterar valor e quantidade em “produtos”

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Preenchendo o financeiro

  • clique em gerar plano se quiser gerar um plano de pagamento com datas futuras (exemplo: mensalidades, parcelamentos)

Siga as sugestões em “plano de pagamento”


  • caso o cliente deseje pagar com mais de um meio de pagamento, clique em “+ adicionar”

Nos campos “valor do pagamento” digite o valor pago, confira se a data é a do dia ou se será um pagamento futuro (exemplo: cartão de crédito), selecione a conta que receberá as informações financeiras do orçamento, selecione a forma de pagamento.

Repita o processo com o restante do valor a ser pago para quantas modalidades de pagamento o cliente tiver usado.

Em “saldo restante” você vê o valor que falta lançar em pagamento.

Quando colocar “frete” o valor do frete irá aparecer em "saldo restante" para especificar a forma de pagamento (ver mais abaixo em “preenchendo o frete do orçamento”).


  • se desejar, selecione a opção “emitir nota fiscal de serviço para este pagamento”

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Preenchendo o frete:

Essa informação de frete, aqui em "vendas", NÃO sai na NF-e, somente no registro da venda e na sua conta, para controle de caixa. Para emitir NF-e com frete, vá no módulo da NF-e, identifique a nota gerada pela venda, acrescente o frete no produto e na forma de pagamento (veja mais nesse link ativo)


  • se houver frete

  • marque a opção “informar dados do frete”

  • você pode selecionar o endereço de destino (campo não obrigatório)

  • especifique o valor do frete

  • o valor da venda em “resumo da vendapermanece o mesmo

Se marcar a opção “frete por conta do cliente / fornecedor”: o valor do frete será acrescido em “resumo da venda


  • o valor do frete será acrescido em “valor do pagamento” em “financeiro” , ainda no registro da venda para preencher a forma de recebimento desse valor


  • na "listagem de vendas" o valor total será da "venda + frete"

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Em transporte

  • pode adicionar informações de origem, destino, transportador, motorista, placa do veículo, tipo de veículo

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Se desejar emitir nota fiscal (de produto ou serviço) diretamente do registro de venda

  • marque a opção “emitir nota fiscal” e/ou “emitir nota fiscal de serviço”

  • clique em “enviar por e-mail” se deseja enviar a nota para o cliente

  • clique em “ver dados da NF-e” e/ou “ver dados da NFS-e”

confira e/ou adicione as informações. clique em fechar

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Ao final do preenchimento de nova venda

  • você pode finalizar a venda

  • você pode finalizar e gerar PDF

  • você pode finalizar e enviar por e-mail ao cliente

Criar nova venda aberta

OBS: o preenchimento é praticamente igual ao de "orçamento" e "nova venda", alterando apenas o cabeçalho e forma de finalização

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Antes de cadastrar uma VENDA ABERTA, o CONTATO do cliente, a CONTA e o PRODUTO já devem ter sidos cadastrados (vide "Cadastros")


  • tela inicial

  • menu

  • vendas

  • clique na aba "nova venda aberta"

Essa opção é utilizada para iniciar o lançamento de uma venda que precisa ser editada posteriormente.

Se a opção de "emitir nota" tiver sido marcada, a nota fiscal será emitida quando a venda for finalizada

  • preencha os dados


  • você pode adicionar um desconto ao produto

Clique no símbolo de porcentagem % para alterar o tipo de desconto para valor em dinheiro R$. Clique no símbolo R$ e o valor a ser digitado volta a ser em % e assim sucessivamente. Esse valor será descontado automaticamente no “resumo de venda”


  • você pode acrescentar um valor adicional no produto

Clique no símbolo de porcentagem % para alterar o tipo de acréscimo para valor em dinheiro R$. Clique no símbolo R$ e o valor a ser digitado volta a ser em % e assim sucessivamente. Esse valor será acrescentado automaticamente no “resumo de venda”


  • você pode alterar data da venda

  • você pode alterar valor e quantidade em “produtos”

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Preenchendo o financeiro

  • clique em gerar plano se quiser gerar um plano de pagamento com datas futuras (exemplo: mensalidades, parcelamentos)

Siga as sugestões em “plano de pagamento”


  • caso o cliente deseje pagar com mais de um meio de pagamento, clique em “+ adicionar”

Nos campos “valor do pagamento” digite o valor pago, confira se a data é a do dia ou se será um pagamento futuro (exemplo: cartão de crédito), selecione a conta que receberá as informações financeiras do orçamento, selecione a forma de pagamento.

Repita o processo com o restante do valor a ser pago para quantas modalidades de pagamento o cliente tiver usado.

Em “saldo restante” você vê o valor que falta lançar em pagamento.

Quando colocar “frete” o valor do frete irá aparecer em "saldo restante" para especificar a forma de pagamento (ver mais abaixo em “preenchendo o frete do orçamento”).


  • se desejar, selecione a opção “emitir nota fiscal de serviço para este pagamento”

-----

Preenchendo o frete:

Essa informação de frete, aqui em "vendas", NÃO sai na NF-e, somente no registro da venda e na sua conta, para controle de caixa. Para emitir NF-e com frete, vá no módulo da NF-e, identifique a nota gerada pela venda, acrescente o frete no produto e na forma de pagamento (veja mais nesse link ativo)


  • se houver frete

  • marque a opção “informar dados do frete”

  • você pode selecionar o endereço de destino (campo não obrigatório)

  • especifique o valor do frete

  • o valor da venda em “resumo da vendapermanece o mesmo

Se marcar a opção “frete por conta do cliente / fornecedor”: o valor do frete será acrescido em “resumo da venda


  • o valor do frete será acrescido em “valor do pagamento” em “financeiro” , ainda no registro da venda para preencher a forma de recebimento desse valor


  • na "listagem de vendas" o valor total será da "venda + frete"

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Em transporte

  • pode adicionar informações de origem, destino, transportador, motorista, placa do veículo, tipo de veículo

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Se desejar emitir nota fiscal (de produto ou serviço) diretamente do registro de venda:

  • marque a opção “emitir nota fiscal” e/ou “emitir nota fiscal de serviço”

A Nota Fiscal será emitida após a venda ser finalizada, não durante o salvamento enquanto ela estiver aberta.


  • clique em “enviar por e-mail” se deseja enviar a nota para o cliente

  • clique em “ver dados da NF-e” e/ou “ver dados da NFS-e”

confira e/ou adicione as informações. clique em fechar

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Ao final do preenchimento de nova venda aberta

  • você pode salvar a venda aberta para continuar editando

  • você pode salvar e gerar PDF

  • você pode salvar e enviar por e-mail ao cliente


  • você pode finalizar e gerar PDF

  • você pode finalizar e enviar por e-mail ao cliente

Ao clicar em "finalizar venda" não será mais possível editar

02_criar orcamento_venda_vendaaberta.mp4

Veja o vídeo explicativo para criar orçamentos, nova venda e nova venda aberta

Criar nova venda PDV

ANTES DE REGISTRAR A VENDA PDV, ATRIBUIA SEU USUÁRIO À UMA CONTA:

Nessa modalidade, você registra a informação financeira à uma conta, ANTES de registrar a venda:

menu >> clica em "vendas" >> clica em "atribuir contas PDV" >> seleciona o usuário que deseja >> clica em "mover para conta" e seleciona a conta que, toda vez que esse usuário registrar uma "venda PDV" o lançamento financeiro (receita) cairá nessa conta

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Antes de cadastrar uma VENDA PDV, o PRODUTO já deve ter sido cadastrado (vide "Cadastros"). E a conta que vai receber a informação financeira deve ter sido vinculada (vide passo acima)

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  • tela inicial

  • menu

  • vendas

  • clique na aba "nova venda PDV"

A opção “nova venda PDV” é utilizada para registrar uma venda sem os dados do cliente.

Nela, você consegue emitir a nota fiscal do consumidor (NFC-e), que também não exige dados do cliente.


  • adicione o produto

Os dados do “produto” devem ter sido cadastrados (ver mais em "Cadastros")

Para adicionar uma quantidade maior de produtos, digite o número que deseja + asterisco * + o nome do produto cadastrado (toda digitação sem espaço). Exemplo: 5*camisa


  • preencha data, forma de pagamento, valor recebido, troco

  • caso o cliente deseje pagar com mais de um meio de pagamento, clique em “adicionar pagamento”


  • adicione um desconto ao produto

Clique no símbolo de porcentagem % para alterar o tipo de desconto para valor em dinheiro R$. Clique no símbolo R$ e o valor a ser digitado volta a ser em % e assim sucessivamente. Esse valor será descontado automaticamente no “resumo de venda”


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Se desejar emitir nota fiscal de consumidor diretamente do registro de venda:

  • marque a opção “emitir nota fiscal (NFC-e)”

Depois que selecionar o "emissor, natureza da operação, UF e cidade" pela primeira vez, as informações ficarão salvas no navegador que estiver usando, não sendo necessário digitar novamente quando for emitir novas NFC-e pela venda PDV


  • clique em “enviar por e-mail” se deseja enviar a nota para o cliente

Pode enviar à mais de 1 e-mail, basta informar os e-mails separados por vírgula (,)


  • clique em “ver dados da NFC-e”

confira e/ou adicione as informações. clique em fechar

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Ao final do preenchimento de nova venda PDV

  • você pode finalizar a venda

  • você pode finalizar e imprimir a venda

04_criar venda pdv.mp4

Veja o vídeo explicativo para criar nova venda PDV

Gerenciar e editar orçamentos

  • tela inicial

  • menu

  • vendas

  • clique na aba "orçamentos"

  • você visualiza os orçamentos para aprovação


  • você pode criar ou editar tags

Para criar, clique no ícone “lápis”, digite o nome da tag, aperte enter, clique no ícone do lápis novamente para sair da tela de edição.

Para editar, clique no ícone "láps" (ao lado de ?), clique no ícone "lápis" em cima da tag que deseja editar. Para alterar cor, clique no "V". Para deletar, clique no "X". Clique novamente no ícone "lápis" (ao lado de ?) para sair da tela de edição.

Na tela de cadastro do orçamento, segure e solte a tag em cima da tela de cadastro, que a mesma ficará vinculada ao orçamento.

Após cadastrar o orçamento, na tela inicial de orçamentos, segure e solte a tag em cima do orçamento que a mesma ficará vinculada ao orçamento.


  • clique no ícone de "seta apontando para baixo" para alterar a ordem das tags

Mude a ordem das tags, clique no ícone de "etiqueta" e finalize a ordenação (se não finalizar a ordenação, não será possível vincular tags nos registros).

Voltará para o modo padrão (ícone "seta apontando para baixo"), já será possível vincular tags nos registros.

Você deve ter mais de 1 tag criada além da tag TODOS (a tag TODOS é fixa em 1º lugar, mesmo que altere alguma tag de ordem com a TODOS, ela voltará para o 1º lugar. A ordenação de tags serve para as demais tags criadas por você).


  • você pode criar “novo orçamento”

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Na frente de um orçamento

  • você pode aprovar


Ao clicar em APROVAR

  • Se, ao cadastrar o orçamento, você tiver marcado a opção de emitir NF, a nota fiscal será emitida e aparecerá no submenu correspondente: “notas fiscais de produto” ou “notas fiscais de serviço”

  • o orçamento será enviado de “orçamentos” para “listagem de vendas” no submenu “vendas”

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Na seta em frente a um orçamento

  • você pode imprimir

  • você pode copiar

  • você pode cancelar

  • você pode enviar por e-mail

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Ao clicar em um orçamento

  • você pode editar, acrescentando ítens

Após salvar, ao entrar novamente no orçamento, ele mostrará a versão atual, que pode ser usada com o cliente. A versão anterior que estará desatualizada e não poderá ser usada. Se adicionar mais itens, sempre será criada uma versão atual e inutilizada as anteriores.


  • você pode aprovar

  • você pode imprimir

  • você pode editar algumas informações

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Nas setas na parte superior dentro do orçamento:

  • você pode salvar como PDF

  • você pode enviar por e-mail

  • você pode emitir um documento de ordem de serviço

  • você pode emitir um recibo de pagamento

  • você pode cancelar o orçamento

04_gerenciar orcamento.mp4

Veja o vídeo explicativo

Gerenciar Vendas

  • tela inicial

  • menu

  • clique em "vendas"

  • você visualiza todas as vendas já registradas

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Na parte superior da tela:

  • você pode criar e editar tags

Para criar, clique no ícone “lápis”, digite o nome da tag, aperte enter, clique no ícone do lápis novamente para sair da tela de edição.

Para editar, clique no ícone "láps" (ao lado de ?), clique no ícone "lápis" em cima da tag que deseja editar. Para alterar cor, clique no "V". Para deletar, clique no "X". Clique novamente no ícone "lápis" (ao lado de ?) para sair da tela de edição.

Na tela de cadastro da venda, segure e solte a tag em cima da tela de cadastro, que a mesma ficará vinculada à venda.

Após cadastrar a venda, na tela inicial de vendas, segure e solte a tag em cima da venda que a mesma ficará vinculada à venda.


  • clique no ícone de "seta apontando para baixo" para alterar a ordem das tags

Mude a ordem das tags, clique no ícone de "etiqueta" e finalize a ordenação (se não finalizar a ordenação, não será possível vincular tags nos registros).

Voltará para o modo padrão (ícone "seta apontando para baixo"), já será possível vincular tags nos registros.

Você deve ter mais de 1 tag criada além da tag TODOS (a tag TODOS é fixa em 1º lugar, mesmo que altere alguma tag de ordem com a TODOS, ela voltará para o 1º lugar. A ordenação de tags serve para as demais tags criadas por você).


  • você pode atribuir um usuário cadastrado no sistema à uma conta cadastrada

Usuário e conta devem estar cadastrados (ver mais em "Cadastros). Clique em “atribuir contas PDV”. Selecione o usuário. Clique em “mover para conta”. Selecione a conta que, toda vez que esse usuário registrar uma "venda PDV" o lançamento financeiro (receita) cairá nessa conta


  • você pode importar vendas

Ao clicar em importar, siga as dicas para uma correta importação

  • você pode ver vendas canceladas


  • você pode emitir nova venda

Os dados “cliente”, “produto”, “vendedor”, “conta”, “boleto”, “transporte” e “NF-e / NFs-e”, devem ter sido cadastrados (ver mais em Cadastros)

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Na frente de cada venda

  • você pode imprimir uma venda

  • você pode cancelar uma venda


  • você pode visualizar a transação financeira dessa venda, se ela estiver vinculada a uma conta

Clique no ícone “dinheiro”. Abrirá a página da conta que recebeu o pagamento da venda.

No submenu “contas” no menu inicial, você pode ver todas as transações financeiras de todas as vendas vinculadas a uma conta selecionada.

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Ao clicar em uma venda de tipo ABERTA com situação "NOVA VENDA"

  • você pode editar essa venda

  • para continuar editando clique em "salvar"

  • para finalizar a venda clique em "finalizar"

01_vendas.mp4

Veja o vídeo explicativo

Transação Financeira de vendas

Você visualiza a transação financeira de "nova venda", "nova venda aberta" de status "finalizada" e orçamento "aprovado". Nova venda PDV não é vinculada à nenhuma conta e não aparece no seu controle de caixa em "conta".


  • tela inicial

  • menu

  • clique na aba "vendas"

  • clique no ícone "dinheiro" em frente a uma venda

  • abrirá a página da conta que recebeu o pagamento da venda

  • você visualiza as transações financeiras dessa venda, que estão vinculadas a uma conta

Aparecerá quantas transações foram realizadas, exemplo: se o pagamento foi realizado a vista, parcelado, em mais de 1 meio de pagamento, etc


  • você pode classificar a situação de pagamento dessa venda como "pendente" ou "realizada"

Clique na “seta” em frente a transação, clique em “pendente” para informar o NÃO recebimento de um pagamento

Clique na “seta” em frente a transação, clique em “realizar” para confirmar o recebimento de um pagamento


  • você pode cancelar que a informação financeira dessa venda fique registrada nessa conta

Marque “somente essa” para cancelar um registro de pagamento.

Marque "todas" para cancelar todo o registro de pagamento da venda.

Informe o motivo. Clique em “cancelar transação”. Essa transação cancelada aparecerá em “canceladas”

A venda NÃO será cancelada, apenas a informação financeira da venda não estará mais registrada na conta, e o ícone “dinheiro” não aparecerá mais em frente à venda no submenu “vendas”


  • você pode imprimir essa informação financeira

  • você pode mover a informação financeira dessa venda para outra conta

05_transacao financeira.mp4

Veja o vídeo explicativo

Criar e gerenciar devolução de venda

  • tela inicial

  • menu

  • vendas

  • clique na aba "devoluções de venda"

  • você visualiza as devoluções cadastradas

  • você pode criar ou editar tags

Clique no ícone “lápis”

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Em frente a uma devolução:

  • você pode cancelar essa devolução

As transações financeiras referentes a essa devolução não serão canceladas

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Para criar uma devolução:

  • clique em "nova devolução"

  • preencha os dados

Os dados “cliente”, “produto” e “conta” devem ter sido cadastrados (ver mais em "Cadastros")


Ao adicionar o produto

  • o valor recebido sairá das “transações financeiras” em “conta”

  • o valor pago ao cliente entrará no controle de caixa na "conta" que selecionou

  • o produto que saiu do estoque, voltará para o mesmo

  • clique em “finalizar devolução”

07_devolucao.mp4

Veja o vídeo explicativo

Se preferir, consulte o tutorial COMO REGISTRAR VENDAS

Quem usa esse módulo, pode gostar desse tutorial >>